segunda-feira, 4 de junho de 2012

.
TESTE DE GEOMETRIA DESCRITIVA A

ESCOLA SECUNDÁRIA DE JOSÉ AFONSO, LOURES
ANO LECTIVO DE 2011/2012 - BLOCO II / 3º PERÍODO / 2º TESTE

PROF. JOSÉ REBELO

As medidas são em centímetros.
A qualidade/rigor gráfico e as anotações são cotadas globalmente com um valor.


EXERCÍCIO 1 / SECÇÕES / 9,5 VALORES

Representa a secção resultante da intersecção de um plano de rampa π com um cone de revolução. A secção deve ser representada a tracejado paralelo ao eixo do x, a sua linha de contorno curva deve ser definida no mínimo por 5 pontos de coordenadas distintas e apenas deve ser realçada a parte do sólido que permite deixar ver a secção nas duas projecções.

Dados do sólido:
A base do cone de revolução é frontal, com 2 de afastamento, e é tangente ao plano horizontal de projecção, sendo A ( 5 ; 2 ; 0 ) o ponto de tangência da circunferência com o plano.  As geratrizes do cone medem 8,2 e o seu vértice V tem 9 de afastamento.

Dados do plano:
O plano de rampa π é perpendicular ao β1.3 e o seu traço horizontal tem o mesmo afastamento que o vértice V do cone de revolução.

EXERCÍCIO 2 / AXONOMETRIA / 9,5 VALORES

Constrói uma representação axonométrica ortogonal de uma forma tridimensional composta por um prisma triangular regular e dois prismas quadrangulares regulares, de acordo com os dados abaixo apresentados.
Destaca unicamente as linhas visíveis do conjunto tridimensional e anota apenas os seis pontos do enunciado, em projecção e em rebatimento.

Dados do sistema axonométrico:
Dimetria: a projecção axonométrica do eixo y faz 125° com os eixos x e z.

Dados dos sólidos:
O prisma triangular regular tem uma base no plano axonométrico xz e a outra base é definida pelos pontos A ( 8 ; 4 ; 5 ), B ( 4 ; 4 ; 9 ) e C ( 0 ; 4 ; 5 ).
Os prismas quadrangulares regulares têm 5 de altura e estão assentes por uma das suas bases quadrangulares no plano axonométrico xy, sendo D ( 7 ; 3 ; 0 ) e E ( 5 ; 3 ; 0 ) dois vértices de um dos lados de um dos quadrados e F ( 3 ; 3 ; 0 ) e G ( 1 ; 3 ; 0 ) dois vértices de um dos lados do outro quadrado. Os outros quatro vértices dos dois quadrados têm menor afastamento que os dados.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário